Limpeza e Manutenção de Implantes Dentários e Próteses
Uma boa higienização oral faz parte dos cuidados que se devem ter para preservação de Implantes Dentários
O conjunto de Implantes Dentários e Próteses são indiscutivelmente a melhor substituição para devolver a autoestima e segurança na mastigação em pessoas que perderam um ou mais dentes. No entanto, é necessário que o paciente siga alguns cuidados para que esse conjunto funcione bem por muitos anos e para que se evitem doenças na região do implante. Veja a seguir alguns desses cuidados.
Higiene bucal
Diferente do que muita gente pode pensar, os cuidados com a higiene da prótese e implante dentário devem ser exatamente os mesmos que se tem com dentes naturais. A higienização inadequada pode desencadear, por exemplo, o acúmulo de placa bacteriana em implantes e causar inflamações nas gengivas e mucosas (gengivite e mucosite) ou nos tecidos ao redor do implante, que em casos agravados podem levar a perda do implante.
Dicas para uma boa higienização oral e da prótese:
- Use escova de cerdas bem macias
• Em alguns tipos de implantes e próteses podem ser usadas as escovas interdentais ou unitufos
• O creme dental pode ser o habitual ou um de preferência do seu dentista
• Escove com movimentos suaves
• Divida a escovação por áreas. Isso inclui parte interna, externa e superfícies de mastigação
• Escovar língua e gengivas
• Repetir esses passos após cada refeição
• Utilizar o fio dental regularmente e com a mesma cautela quando utilizadas em dentes naturais (fios do tipo passa fio ou floss são os melhores para cuidados do implante). Em próteses sobre implante (do tipo protocolo), o fio dental é o grande aliado para higienização entre prótese e gengiva, e espaço entre implantes
• Enxaguantes bucais podem ser utilizados, porém com recomendação do dentista. Alguns tipos de enxaguantes contêm componentes que podem prejudicar o material da prótese
• Se você tem dúvida de como escovar bem a prótese ou no uso do fio dental, peça orientação ao seu dentista.
Leia mais: dúvidas frequentes sobre Implantes Dentários
Limpeza de implantes
Exemplo do uso da escova interdental para higienização
entre prótese e gengiva e entre implantes
Manutenção do Implante e Prótese
O paciente submetido a colocação de implantes dentários e próteses jamais deve deixar de frequentar o consultório odontológico. O intervalo entre as consultas é decidido pelo dentista, pois em cada caso as necessidades podem ser diferentes. Na consulta o dentista irá verificar se a higienização do dia a dia está sendo corretamente executada. Além disso, ele pode indicar uma limpeza profissional (profilaxia) e em alguns modelos de implantes, o dentista poderá até mesmo desencaixar a prótese para fazer uma limpeza completa. Nessa consulta o dentista também pode realizar pequenos ajustes de parafusos e na mordida ou solicitar exames radiográficos para monitorar os implantes.
Hábitos que devem ser evitados a partir da colocação do Implante Dentário
• Mastigar objetos duros, como tampa de canetas
• Fumo
• Bruxismo (hábito de ranger os dentes e que tem solução). Recomenda-se o controle desta condição.
Sangramento ou alteração de cor nas gengivas ao redor do Implante Dentário, dor, inchaço, mobilidade do implante são sinais de que algo pode estar errado com a limpeza e manutenção. Nesses casos, não deixe de procurar imediatamente um dentista.
+ Não há comentários
Escreva um comentário