Amamentação e saúde bucal: 4 coisas que as mães devem saber

Amamentação e saúde bucal: 4 coisas que as mães devem saber


Amamentar é uma das primeiras e mais importantes coisas que uma mãe pode proporcional para o bebê, já que o leite materno tem a capacidade de trazer inúmeros benefícios para a saúde da criança. A amamentação ajuda o corpo do bebê a lutar contra infecções e a reduzir os riscos de desenvolver diversas doenças, como asma e infecções no ouvido. Além disso, a amamentação também ajuda no desenvolvimento da cavidade bucal da criança.

De acordo com a Dra. Sandra Kalil, membra do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP, a sucção que o bebê faz quando amamenta estimula o desenvolvimento dos ossos maxilares, que ainda não estão totalmente formados no recém-nascido.

“Ao mamar, então, o bebê esta incentivando o crescimento desses ossos, que vão, no futuro, receber os dentes. Juntamente com o estimulo ósseo, isso garante o posicionamento dos dentes e a boa formação da dentição, que só se resolve completamente por volta dos dois anos de idade, época em que o desmame é recomendado. “, explica.

Além disso, o exercício de sucção trabalha a musculatura em volta de toda a boca do bebê, isso significa que os músculos da língua, da bochecha e dos lábios estão se exercitando durante a mamada. A amamentação também ajuda na fonação (a pronúncia correta das sílabas das palavras) e até a postura da criança (evitando a ocorrência de desvios da coluna vertebral).

Apesar de todos esses benefícios, muitas mães ficam na dúvida sobre até quando amamentar pois o aleitamento materno tem sido frequentemente associado ao grande problema atual das cáries de início precoce. Entretanto, até hoje não há evidências científicas a este respeito. E por isso os profissionais em odontologia pediátrica seguem recomendando firmemente a amamentação exclusiva pelo menos até seis meses de vida do bebê.

 

Fonte: Terra – Colgate
Imagem: Thinkstock

+ Não há comentários

Escreva um comentário