Conheça os principais tipos de aparelhos ortodônticos disponíveis

Conheça os principais tipos de aparelhos ortodônticos disponíveis


Quando você pensa em aparelhos ortodônticos, talvez a primeira ideia que venha a sua cabeça seja um adolescente com sorriso metálico. Mas esse tipo de tratamento não é somente para crianças ou jovens, e está se tornando cada vez mais comum entre os adultos também. Além disso, o desenvolvimento da tecnologia criou aparelhos transparentes ou mesmo visíveis, que permitem endireitar os dentes sem ficar com a boca repleta de metais.

Diversas razões podem levar alguém a optar pelo tratamento ortodôntico. Dentes tortos ou desalinhados, por exemplo, podem interferir na mordida e causar desgaste excessivo nos dentes, além de problemas de mandíbula. Além disso, uma boca pequena pode causar sobreposição de dentes, enquanto uma boca maior pode gerar espaços entre eles. Há também casos em que as pessoas simplesmente não gostam do seu sorriso e preferem ter dentes mais retos e alinhados.

Principais opções

Ao visitar seu ortodontista, pergunte a ele sobre as diversas possibilidades de tratamento para endireitar os dentes. Você pode encontrar um método que se adapte bem a seu estilo de vida. Veja os principais tipos:

Aparelhos fixos tradicionais

Opção mais comum de tratamento, o aparelho ortodôntico convencional fixo consiste em bráquetes, elásticos e fios. Os bráquetes são colados na parte externa dos dentes e utilizados como âncoras para os fios, que são fixados por pequenos elásticos. Quando os fios são apertados, ocorre uma tensão sobre os dentes, que os move gradualmente até a posição correta. Esse ajuste é feito pelo ortodontista a cada quatro ou seis semanas, dependendo de cada caso. A duração do tratamento também varia, mas normalmente é de um a três anos.

Aparelhos fixos autoligáveis

Nesse tipo de aparelho, os bráquetes têm um mecanismo de deslizamento, o que elimina a necessidade de elásticos. Dessa forma, os dentes podem se mover mais livremente, diminuindo o tempo de tratamento. Esse tipo também é melhor esteticamente, pois os bráquetes são menores. A desvantagem está no preço: eles costumam ser mais caros do que os tradicionais.

Alinhadores invisíveis

É um conjunto de alinhadores personalizados de acrílico transparente desenvolvidos para movimentar os dentes e realinhá-los. Cerca de duas vezes ao mês, o paciente recebe um novo conjunto de alinhadores e repete o processo até que seus dentes estejam na posição correta. Oferece os mesmos benefícios dos aparelhos ortodônticos tradicionais, com a vantagem de ser mais discreto. Além disso, ele é móvel e pode ser removido para comer, escovar os dentes e passar o fio dental. Apesar de facilitar a higiene bucal e trazer mais conforto, esse tipo de aparelho pode tornar o tratamento um pouco mais longo do que o convencional.

Aparelho fixo lingual

Os aparelhos ortodônticos linguais, também chamados de invisíveis, são aplicados na face interna dos dentes e são uma ótima opção para quem é mais preocupado com a estética. De modo similar aos aparelhos convencionais, os dentes são alinhados aplicando-se uma pressão suave e contínua para ajudá-los a se encaixarem na posição correta. Os aparelhos ortodônticos linguais envolvem mais customização e podem ser mais caros do que os convencionais.

Independentemente do tipo de aparelho que você usar, manter uma boa higiene bucal durante o tratamento ortodôntico é fundamental. Para isso, conte com os produtos da Colgate, que possui uma ampla linha capaz de ajudar você a ter um sorriso sempre bonito e saudável.

Fonte: Colgate / Via Bem-estar

+ Não há comentários

Escreva um comentário