Como evitar as cáries

Como evitar as cáries


A boa notícia é que as cáries (buracos que podem se formar quando o esmalte fica danificado por um longo período) são evitáveis. Siga estas dicas para evitar as cáries, além dos tratamentos dentários caros e desconfortáveis que elas exigem.

 

DICA 1: Consulte seu dentista

Se quiser evitar as cáries, não pareça um turista no consultório do dentista. Fazer as consulta preventivas de rotina pelo menos a cada seis meses pode ajudar a prevenir as cáries logo no início, antes que progridam e fiquem mais sérias. Se necessário, seu dentista pode aplicar flúor para preveni-las.

DICA 2: Escove com creme dental com flúor

Escolha uma pasta de dente com flúor, pois esse mineral protege seus dentes das cáries. Se estiver preocupado com o esmalte dentário, escove mais do que a recomendação de duas vezes por dia, e comece a escovar depois de cada refeição, para remover açúcares e amidos que se transformam em ácido corrosivo, o que acrescenta uma camada extra de proteção contra as cáries.

DICA 3: Enxágue com flúor

Você também pode encontrar enxaguatórios que contêm a proteção do flúor, para manter seus dentes fortes e resistentes contra as cáries.

DICA 4: Reduza os lanches

Reduza a quantidade de lanches durante o dia e, quando comer, inclua alimentos que fortificam e são bons para os dentes. Toda vez que você come alguma coisa ou ingere algum líquido que não seja água, as bactérias podem produzir ácidos que desgastam o esmalte dentário. Limite a quantidade de ácido na sua boca, reduzindo o número de vezes que come durante o dia. Se a saúde das gengivas está chamando sua atenção, experimente escovar e enxaguar os dentes duas vezes ao dia com enxaguante bucal. Na impossibilidade, tente pelo menos enxaguar a boca com água.

 

Fonte: Listerine
Imagem: Gállica

+ Não há comentários

Escreva um comentário