O que são manchas brancas em nossos dentes?

O que são manchas brancas em nossos dentes?


Os dentes desenvolvem manchas brancas por várias razões, algumas mais graves que outras. Nos perguntamos se elas são um problema estético que desaparecerá ou se são indicadores de um problema de saúde maior.

Muitas vezes, as manchas brancas são uma perda de conteúdo mineral no esmalte. Essa perda de conteúdo mineral é o resultado de um acúmulo de acidez na placa dos dentes. A acidez vem dos alimentos e bebidas que consumimos, mas também é um subproduto da bactéria em nossa boca, que cria mais ácido quando consumimos carboidratos. Outra causa comum de uma mancha branca é o trauma no dente durante o desenvolvimento.

Além de ser uma preocupação estética para muitas pessoas, essas manchas brancas podem realmente resultar na deterioração dos dentes. De fato, a primeira evidência de cárie dentária é uma lesão da mancha branca , o que significa que o esmalte do dente foi comprometido, deixando uma mancha branca opaca e calcária.

O que é uma lesão de mancha branca?

A lesão de mancha branca é a área onde o dente começou a se deteriorar e é o primeiro sinal de uma cárie. Para pessoas com aparelho, isso é muito comum e é a razão pela qual a higiene bucal adequada é tão importante ao usar aparelho.. Uma dieta adequada também é importante na prevenção da formação de manchas brancas. Evitar bebidas que contenham açúcar ou com alta acidez, além de diminuir a frequência da ingestão de carboidratos, é importante para garantir a integridade do esmalte do dente.

O aparelho não é a causa de lesões da mancha branca e se você mantiver o cuidado adequado dos dentes e ficar atento a sua  dieta, não precisará se preocupar com o desenvolvimento delas. A placa se acumula em locais de difícil acesso devido à forma e ao posicionamento do aparelho, o que dificulta a escovação correta dos dentes. Se  não tiver uma higiene adequada, quando os aparelhos forem removidos, poderá haver manchas brancas ao redor do local onde os aparelhos foram colocados .

Dr Bruno Puglisi diz que as manchas brancas são uma mudança permanente na estrutura do seu dente , portanto, a  única forma de remove-la será com materiais restauradores como as resinas ou porcelanas.

Caso suas manchas  sejam o resultado de algo mais sério ou apareça uma grande quantidade de manchas brancas, seu dentista irá te orientar a melhor forma de corrigir

 

Fonte: O bom da notícia
Imagem: Shutterstock

+ Não há comentários

Escreva um comentário