Carnaval e saúde bucal: o que isso tem a ver?

Carnaval e saúde bucal: o que isso tem a ver?


Durante o carnaval o consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar, mas é importante ter cautela e moderação. Além de não fazer muito bem para a saúde, o álcool, combinado com o calor pode provocar uma desidratação nos foliões. Porém, a boca também sofre essa desidratação, mas na saliva, que passa a ficar mais escassa deixando de fazer sua principal função: proteger a boca. A região sem sua primeira proteção é uma porta de entrada para doenças e problemas bucais como cárie, gengivite, erosão dentária e até mesmo o mau hálito.

Dica: Ter um pouco de água pode te salvar de vários estresses durante os blocos. Não só a água é uma ótima aliada contra o mau hálito, como ela também vai deixar a região bucal livre de bactérias, incentivando a produção de saliva. Procure intercalar o líquido à ingestão de bebidas alcoólicas E, se você planeja dançar e curtir bastante, a garrafinha vai ser ótima para repor todo o líquido corporal perdido com o suor. 😉

Proteja seus lábios do sol e do herpes

No carnaval é comum passar mais tempo exposto aos raios solares, seja para quem é de blocos ou para quem deu aquela fugidinha e viajou para região de praia. Mas sabemos também que não devemos relaxar nesse cuidado. O protetor solar deve ser aplicado minutos antes de pegar sol. Não somente pensando nos cuidados com a pele, o excesso de sol também pode desencadear crises de herpes labial, uma complicação bem chata e sem cura que causa bastante dor. Para evitar esse quadro, lembre-se de proteger seu lábios. Hoje já existem protetores labiais com filtros de raio UV. Além disso, não se esqueça de se alimentar e dormir bem para manter a imunidade alta.

Fique longe do mau hálito nos dias de folia com os cuidados certos

O clima de paquera está sempre no ar durante os blocos e festas! Trocou olhares com alguém interessante? Nessas horas, o que os foliões menos querem é qualquer resquício de mau hálito. A notícia boa é que, para ficar longe desse problema, não é preciso de muito. Com uma boa higienização bucal o paciente já pode mandar o mau cheiro para bem longe. Existe também outros pequenos hábitos que podem te ajudar: uma boa hidratação, a ingestão de fibras, o consumo frequente de líquidos e uma alimentação regular e de qualidade. Todos esses hábitos garantem um hálito puro e fresco durante os dias de folia, sem espantar ninguém. 😉

Mononucleose é bem comum durante o Carnaval

Já que estamos falando do assunto, um outro cuidado importante para o carnaval é se proteger das doenças transmitidas pelo beijo. A mononucleose é conhecida como a doença do beijo exatamente por conta disso. Os sintomas podem demorar bastante para aparecer, mas no geral, muitos pacientes reclamam de fadiga, febre, inchaço nas glândulas e dores no corpo. Mas você pode se prevenir desse quadro simplesmente tomando cuidado com o contato íntimo com muitas pessoas. Uma outra dica de prevenção é não deixar sua imunidade baixa, sempre pensando na sua saúde. Para isso, lembre-se de ter boas horas de sono, alimentar-se bem e se hidratar. E ao sinal de qualquer sintoma, procure ajuda profissional e não deixe de se cuidar!

 

Fonte: Sorrisologia
Imagem: Shutterstock

+ Não há comentários

Escreva um comentário