Ronco e Apneia

Pensando na qualidade de vida das pessoas, o Estúdio Almeida, passou a oferecer aos seus clientes, a Odontologia do Sono, com a Drª. Elismara Medeiros, que é membro da Associação Brasileira do Sono, trazendo sempre o que há de mais moderno nesse campo.

O sono é importante para o descanso físico e mental. Noites mal dormidas pela apnéia levam à interrupção do sono, gerando sonolência diurna, indisposição, além de vários outros problemas médicos. O ronco é o barulho provocado pela dificuldade do ar passar pelas vias áreas superiores. Esse ruído pode ser bastante prejudicial à pessoa que dorme ao lado, podendo ocasionar insônia devido ao som produzido.

Quando além do barulho ocorrem paradas respiratórias, as chamadas apnéias obstrutivas podem levar a diversas doenças graves devido a obstrução na passagem do oxigênio. O infarto do miocárdio, derrame cerebral, hipertensão arterial, depressão e a mais recente descoberta, o mal de Alzheimer são alguns dos problemas de saúde que podem se instalar, bem como impotência sexual e obesidade. A pessoa acometida com esse problema sente sonolência diurna, mesmo tendo dormido um bom tempo durante a noite.

Essa sonolência aumenta o risco de acidentes de carro e diminuição no rendimento no trabalho, além de prejudicar a concentração e a memória da pessoa afetada. O diagnóstico correto é importante para a escolha do melhor tratamento. A Odontologia do Sono trabalha com aparelhos intra-orais que possibilitam a redução ou eliminação da Apnéia ou Hipoapnéia e também o barulho do ronco. Os aparelhos intra-orais são de fácil adaptação e sua aceitação, por parte do paciente, é muito mais frequente, levando assim, ao alto índice de sucesso no tratamento.