O que é a candidíase oral?

O que é a candidíase oral?


A candidíase oral, também chamada de candidíase, pode acontecer em qualquer pessoa de qualquer idade, desde bebês até idosos. A candidíase oral é uma condição que acontece quando um fungo chamado de Cândida albicans se acumula na linha da boca. O resultado são lesões brancas na língua ou bochechas internas.

A candidíase oral as vezes pode ser confundida com a leucoplasia, mas as lesões de leucoplasia são ocasionadas pela irritação crônica das bordas ásperas nos dentes, enchimento ou coroas e não por um organismo; enquanto que as lesões de leucoplasia se desenvolvem com o passar do tempo, as aftas podem se desenvolver repentinamente. Uma infecção de candidíase pode se disseminar pelo palato e pelas gengivas, onde podem aparecer sintomas como irritação e vermelhidão. Consulte a seu dentista se apresentar qualquer tipo de lesão na língua ou na boca, para determinar a causa do problema e planejar seu tratamento. O escopo do tratamento contra a candidíase é evitar a propagação da infecção.

É possível que os bebês e as crianças sadias não precisem de tratamento, já que as lesões podem desaparecer por si só. Às vezes, a adição de iogurte na dieta do seu filho pode ajudar a restabelecer o desequilíbrio bacteriano ocasionado pelo excesso do fungo da candidíase.

As pessoas portadoras de HIV ou outra doença imunossupressora correm maior risco de propagação da infecção. Caso você pertença a essa categoria, seu médico ou dentista pode recomendar um medicamento antifúngico.

Para evitar a produção ou reincidência da candidíase, realize uma rotina de cuidado bucal consistente e tente de incluir iogurte com cultivos vivos e ativos na sua dieta, especialmente se você está ingerindo antibióticos por uma condição crônica. O frequente uso de antibióticos pode promover o crescimento do fungo Cândida porque transtorna a mistura natural dos microorganismos no corpo.

 

Fonte: Oral-B

+ Não há comentários

Escreva um comentário