Conheça as causas e os principais tratamentos para aftas

Conheça as causas e os principais tratamentos para aftas


É fácil confundir as úlceras bucais com as aftas, mas, a diferença de uma úlcera bucal, uma afta não é contagiosa e aparece dentro dos tecidos da boca em lugar da superfície exterior do lábio (que é onde aparecem as úlceras bucais). Uma afta, também conhecida como uma úlcera aftosa, é uma lesão pequena, redonda ou oval que tem um centro branco ou amarelado cercado de vermelho. Geralmente têm uma superfície irregular, como uma cratera, em lugar de ser elevado, como um vulto.

As aftas aparecem na maioria das vezes na parte interior das bochechas e dos lábios ou na base das gengivas. As aftas não se associam usualmente a gengivas sangrantes; então, se você tem gengivas sangrantes, deve visitar a seu odontologista para que faça uma avaliação e determine se tem uma doença periodontal.

A maioria das aftas são leves. As aftas leves têm um tamanho menor a 8 milímetros e geralmente curam por si só depois de umas semanas.

Mas as úlceras aftosas graves, definidas por ter um tamanho de até 10 mm, podem tomar mais de um mês em curar e podem causar cicatrizes quando finalmente sanam. Por tanto, é importante visitar a seu doutor ou odontologista quando tiver uma afta durante mais de umas semanas. Estas grandes úlceras são mais comuns em adultos jovens depois da puberdade e há uma maior chance de reaparecer do que as mais pequenas. Os adultos maiores são mais tendentes a lesões herpetiformes, nas quais dezenas de pequenos grupos de lesões juntos formam uma grande úlcera.

A causa exata das aftas ainda é desconhecida, mas possíveis fatores incluem uma reação alérgica a bactérias na boca, uma pequena lesão dentro da boca devido a trabalho dental ou aparelhos dentais, alergias a comida ou problemas de saúde, como a doença celíaca e doença intestinal inflamatória.

Apesar de que a maioria das aftas sanam por si só, se você tiver uma lesão grande ou persistente, seu odontologista poderia prescrever um enxague bucal antibiótico, pasta tópica para aplicar à lesão ou um suplemento nutricional, se for possível que a nutrição deficiente seja a causa da afta.

Fonte: Oral-B
Imagem: DollarPhotoClub

+ Não há comentários

Escreva um comentário