Conheça três Causas da Gengivite

Conheça três Causas da Gengivite


As bactérias na placa dental são a causa número um da gengivite e a escovação junto com o fio dental a eliminam evitando sua acumulação nos dentes e gengivas.

No entanto, a gengivite não se restringe a essas causas, já que também há outras. Por favor leve em conta as seguintes recomendações mesmo que você escove e use fio dental todos os dias:

  • Medicinas: Muitas prescrições e medicinas que são vendidas sem prescrição geram o efeito adverso de reduzir a quantidade de saliva produzida naturalmente na boca. A saliva ajuda a manter os dentes limpos, já que controla o crescimento das bactérias. Isto quer dizer que, a menor quantidade de saliva, maior risco haverá de sofrer gengivite. Muitas medicinas comuns, como antidepressivos e medicinas para o resfriado, podem reduzir a quantidade de saliva na boca, é assim que, por favor, lembre-se de revisar o listado de efeitos adversos de suas medicinas e tome muita atenção às gengivas se a sequidão aparecer como o efeito adverso.
  • Infecção: Determinados tipos de infecções virais ou infecções por fungos podem causar doenças nas gengivas. Um exemplo é a candidíase bucal, que acontece quando um tipo de fungo produzido normalmente na boca, sai de controle e forma feridas que podem infectar a língua e as gengivas. Além disso, uma infecção causada pelo vírus do herpes também pode causar doenças das gengivas.
  • Nutrição: Se você acompanhar os padrões alimentares promovidos na televisão (também conhecidos como “dietas de moda”) ou qualquer outra dieta que traga sérias deficiências de cálcio e vitaminas B e C, você pode estar em maior risco de sofrer uma doença das gengivas.

Fonte: Oral-B
Imagem: Divulgação

+ Não há comentários

Escreva um comentário