Os riscos do clareamento dental sem orientação

Os riscos do clareamento dental sem orientação


 

Um sorriso branco é o desejo de muitas pessoas e, por isso, a busca por clareamento dental é crescente nos consultórios odontológicos. São fatores impulsionadores desse mercado o custo mais acessível e a facilidade de realizar o tratamento em casa. E é no segundo que justamente mora um grande perigo: diante de tantas possibilidades, muitas pessoas optam por fazer o procedimento por conta própria, sem orientação de um profissional, e isso pode causar uma série de transtornos ao paciente.

Um dos riscos é que o paciente compre o clareador sem orientação profissional e hoje isso pode ser feito inclusive pelos canais de televendas e o aplique indiscriminadamente, sem qualquer indicação de um profissional especializado. O primeiro pensamento do leigo é achar que deve usar um volume grande de clareador para conseguir resultados mais rápidos, e é justamente aí que começam os problemas.

Não conhece os riscos?

O uso indiscriminado de produtos que clareiam os dentes pode causar inflamação nas gengivas, sangramento e, em casos mais graves, levar a ulceração e necrose da pulpa (apodrecimento da polpa do dente). Dependendo da periodicidade, os dentes podem ficar mais sensíveis. Por isso, o ideal é evitar fazer o procedimento com muita frequência.

Além de tudo isso, o clareamento dental é contraindicado para crianças e pessoas que estejam passando por tratamento médico sistêmico que debilite o paciente. O procedimento é agressivo e, por essa razão, recomenda-se aguardar o tratamento em curso para então iniciá-lo. Os dentes têm características histológicas que mudam com a idade e pacientes têm dentes com perfis histológicos diferentes numa mesma boca. Por isso, o diagnóstico é importante e as diferentes faixas etárias devem receber posologias, concentrações e modalidades de tratamento diferentes. Não existem receitas iguais para todo mundo e o clareamento é um exercício de paciência, que requer treino e estudo individual de cada caso, de cada paciente e cada situação.

Muito além da estética.

Muitas pessoas podem pensar que a terapia de clareamento dental é somente um tratamento cosmético ou estético, já que a cor ligeiramente amarelada dos dentes é fisiologicamente natural. Entretanto, é sempre bom reforçar que o conceito de saúde da Organização Mundial de Saúde é definido por um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença ou enfermidade. Com isso, cabe ressaltar que as terapias de clareamento dental melhoram significativamente a autoestima das pessoas, aumentam o bem-estar e social e complementam beneficamente outros procedimentos estéticos.

Tipos de clareamento dental.

Existe o clareamento feito em casa sob as orientações do dentista, onde o profissional examina o paciente, solicita a confecção da moldeira, que tem que ser flexível e deve ficar o mais fiel possível ao formato da boca do paciente, e recomenda o uso de tubetes clareadores para levar para casa.

Existem os procedimentos realizados no consultório, onde é feito o isolamento dos dentes, sendo necessárias uma ou duas sessões e, há também o clareamento a laser, que é realizado no consultório odontológico ou em clínicas especializadas.

 

Fonte: C. Parizotto
Imagem: Divulgação

+ Não há comentários

Escreva um comentário